Escolha uma Página

Primeira edição – 2017

Na manhã do dia 15 de maio de 2017 ocorreu a segunda edição do evento Todo mundo ensina, todo mundo aprende, com oficinas baseadas em temas livres e propostas pela comunidade da FDV.

 Oficinas ofertadas em 2017

You can fly: como voar de parapente
Sergio Elias

Nesta oficina, você:

(a) Conhecerá a prática do esporte parapente;
(b) Descobrirá os equipamentos utilizados e componentes principais para realizar o esporte;
(c) Entenderá as etapas de iniciação no esporte;
(d) Entenderá como ocorre e a duração de um curso de preparação para voar de parapente;
(e) Conhecerá as medidas de segurança, o gerenciamento de riscos e o prazer de voar.

Área da Mangueira

30 minutos

O Homem que sabia sobre Graphic Novel
Vitor Burgo

O encontro será destinado a uma breve conversa sobre o universo não infantil e não heróico das Graphic Novel e a adequação desse formato para tratar de temas difíceis relacionados à condição humana ou para retomar textos clássicos – a exemplo d´O Homem que sabia Javanês, de Lima Barreto, que será o homenageado da FLIP de 2017.

Sala de aula

60 minutos

Elaboração e leitura de mapa astral
Mariana Costa Justo

A atividade será composta de dois módulos.

O primeiro módulo será ensinar a fazer seu próprio mapa astral, cada um aprenderá as informações essenciais e melhores sites para a realização de um mapa completo, alem de aprender também como inserir outros planetas no alargamento do mapa astral.

O segundo módulo será ensinar os aspectos de cada signo e interpretá-los de acordo com o planeta em que se encontram no seu mapa.

É necessário que cada interessado em participar saiba as seguintes informações: 1. Nome Completo 2. Data de Nascimento 3. Local de Nascimento (cidade/estado) 4. Horário de Nascimento (encontrado na certidão de nascimento).

Sala de aula

90 minutos

Edição no Prezi: chora mais Powerpoint
Guilherme Vargas

A oficina visa facilitar a apresentação de trabalhos em geral por meio do Prezi, um software online para a criação de apresentações não lineares.

O minicurso irá apresentar as ferramentas do Prezi, bem como ensinar a elaborar apresentações de forma mais dinâmica.

Sala de aula

90 minutos

Produção musical em casa
Rodrigo Klippel

A oficina tem como principal objetivo explicar o básico para que se realize uma produção caseira de músicas – equipamentos, programas e técnicas.

Haverá a execução na hora de uma gravação!

Sala de aula

90 minutos

Introdução às leis de incentivo à cultura
Vitor de Azevedo Lopes

O minicurso “Introdução às Leis de Incentivo à Cultura” irá apresentar ao público em geral as principais leis de incentivo à cultura do Brasil (Editais da Secretaria de Estado da Cultura do ES, Lei Rubem Braga, Funarte, Lei Rouanet, entre outras) e iniciará o conhecimento sobre como elaborar e acessar projetos culturais e sociais.

Sala de aula

90 minutos

Inovação, comunicação e programação neurolinguística
Bruna Lyra Duque e Arthur Macedo

A atividade incentivará o(a) interessado(a) a formular bons objetivos, a inovar, a pensar a partir de outras perspectivas, a melhorar a comunicação e a entender como é possível aplicar as técnicas da Programação Neurolinguística (PNL) na vida pessoal e no ambiente profissional, uma vez que a PNL estuda os padrões criados pela linguagem no cérebro e como as pessoas se comunicam.

Sala de aula

60 minutos

Gerenciamento de tarefas com Trello
Hélio Brier

Na oficina de gerenciamento de tarefas com Trello, os participantes aprenderão a gerenciar tarefas do dia-a-dia.

O ponto chave nesta oficina, será apresentar o aplicativo Trello, que vem ganhando uma popularidade muito grande a cada dia.

Após a oficina, o participante estará apto a gerenciar o fluxo de trabalho eletronicamente, deixando seu dia-a-dia mais organizado e produtivo.

Laboratório de informática

60 minutos

Organizando a vida com Tati Vanessa
Tatiane Vanessa de Moraes Leal Horário

A oficina tem a finalidade de orientar e dar dicas de maneira inteligente e prática, de como organizar a vida de forma torná-la mais fácil a partir da utilização correta da rotina pessoal e de trabalho.

A sistemática de armazenamento de documentos e materiais diversos pode facilitar o dia a dia deixando mais tempo livre para o lazer e ocupando menos espaço, seja em casa ou no trabalho.

Sala de aula

60 minutos

Segurança pessoal em área de alto risco: regras para não se tornar uma vítima da violência urbana
Carlos Eduardo Lemos

Fundado em conhecimentos adquiridos em cursos no Brasil e nos Estados Unidos da América, a oficina buscará despertar nos participantes a necessidade de adequação de um comportamento preventivo para ser tornar um alvo mais difícil para criminosos.

Serão dadas dicas de segurança para as principais e mais corriqueiras situações de risco do cotidiano, como sequestros relâmpago e roubos, e na criação de hábitos e comportamentos de prevenção, seja na rua, no trânsito, entrando garagem, em caixas eletrônicos.

Sala de aula

90 minutos

Ferramentas de gestão de serviços jurídicos
Matheus Barcelos Martins

Principalmente voltada para pessoas da iniciativa privada, a proposta consiste em ensinar três ferramentas de gestão aplicáveis aos serviços jurídicos: 5W2H, matriz BCG e NPS.

Tais ferramentas interdisciplinares, quando aplicadas ao Direito e à prestação de serviços, permitem uma compreensão do serviço jurídico como algo além da mera aplicação do conhecimento jurídico.

Assim, o objetivo da oficina é ensinar a correta utilização das ferramentas apontadas por meio de uma breve explanação teórica e exercícios práticos.

Sala de aula

90 minutos

Espelho, espelho meu: maquiagem e penteados do dia a dia para iniciantes
Rafaela Fajardo Venturim e Alessandra Albuquerque

Esta oficina tem o objetivo de ensinar maquiagem e penteados para o dia a dia. 

Será necessário que os e as participantes levem ítens básicos de maquiagem, tais como: base ou bb cream, batom, pó, bronzer, blush, lápis de olho (bege, preferencialmente), rímel, pincéis e alguma paleta com cores neutras e/ou uma sombra neutra.

Para os penteados, grampos e xuxinha.

Sala de aula

30 minutos

Preparação e apresentação de saladas para quem não sabe nem fritar um ovo
Louise Corrêa Rezende

A oficina tem como objetivo diversificar as saladinhas e molhos de cada dia, mostrando receitas clássicas e práticas de saladas; ao mesmo tempo apresentando alternativas para cada receita, a fim de encontrar substituições, possíveis, que melhor atenda suas necessidades. De acordo com que as receitas forem sendo concluídas, realizaremos algumas montagens das saladas.

Dessa forma, as habilidades adquiridas por você na oficina poderão ser apreciadas por sua família e/ou amigos nas redes sociais; ou até mesmo, para aquelas ocasiões em que você se sente especialmente sociável e, decide chamar pessoas para sua humilde residência. Em síntese, aprenderemos, de forma interativa, como é fácil comer bem, mesmo que você não saiba nem fritar um ovo.

Os inscritos devem levar: • 01 Tábua para cortar alimentos • 01 Boa faca • Descascador de verduras/frutas.

Sala de aula

90 minutos

Utilização do Jiu Jitsu para defesa pessoal
Rodrigo Bandeira de Mello Ribeiro e Adson Teixeira Lima

A oficina tem por objetivo ensinar técnicas de jiu jitsu para se defender de eventuais situações de emergência, também útil para mulheres se defenderem em tentativas de estupro.

Sala de aula

60 minutos

Meditação básica
Nelson Rodrigues Tedesco

Serão compartilhados rudimentos de meditação que podem vir a contribuir para o cotidiano dos interessados. Especialmente indicado para: ansiosos, estressados e pessoas que dizem “eu não consigo meditar”.

Sala de aula

60 minutos

Direitos da juventude brasileira e participação cidadã jovem no setor público
Fabrício Pancotto

Uma breve exposição, com objetivo de divulgar, os direitos da juventude brasileira. E as formas de participação cidadã jovem no setor público: • Estatuto da Juventude – Lei Federal • Plano Nacional de Juventude – Lei Federal (estadual e municipal) • Conselho Nacional de Juventude – Lei Federal (estadual e municipal) • Conferência Nacional de Juventude – Lei Federal.

Sala de aula

30 minutos

O menu da canalhice: uma revisão da “má-fé” sartreana nas relações sociais contemporâneas
Filipe Camponez Brambilla

Esta oficina tem por objetivo debater os parâmetros éticos da atualidade, tomando por base o existencialismo de Jean-Paul Sartre. Afinal, o que nos leva a agir de “má-fé”? Somos todos canalhas? Estes e outros questionamentos serão revistos pelo olhar da “náusea”, uma das principais expressões da filosofia sartreana.

Sala de aula

90 minutos

Favela vive: a criminologia, o rap e o funk
Breno Carraretto Coelho

A proposta consiste em expor clipes de RAP e funk previamente selecionados e também levados pelos participantes, afim de buscar a compreensão dos processos de criminalização e de submissão ao sistema de justiça criminal elevando ao ponto mas central das discussões o testemunho daqueles que presenciam de perto ou sentem na própria pele as violências decorrentes da instauração do direito (Walter Benjamin) e as misérias do processo penal (Carnelutti).

Dessa forma, privilegia-se a troca de aprendizados com alteridade e promovendo a interação com culturas continuamente excluídas da vivência acadêmica. Além dos clipes exibidos em datashow, será dada a oportunidade de serem feitas “rimas na hora”, ou seja, o desenvolvimento de letras de improviso, traço muito marcante da cultura Hip-Hop que foi bastante integrado ao funk e ao rap nacionais.

Sala de aula

90 minutos

Informática para leigos: manutenção de PC
Ramon Armani Pontini

O intuito da oficina é ensinar ao usuário leigo como resolver alguns dos problemas de seu computador sozinho, sem necessitar do amparo de um técnico de informática profissional.

Sala de aula

90 minutos

Composição melódica e fingerstyle: introdução ao estudo do dedilhado no violão
João Felipe Nicolay da Silva Viola

Esta oficina tem os seguintes objetivos:

  • Explicar os elementos básicos da composição melódica e do desenvolvimento do dedilhado no violão, tanto clássico quando de aço;
  • Desenvolver a capacidade de composição de melodias em conjunto com elementos harmônicos, composição que pode abrangir desde versões de músicas conhecidas até composições próximas.

Sala de aula

60 minutos

Oficina de Libras: linguagem de sinais
Karen Berger Busato

Trata-se de uma aula introdutória sobre a linguagem de sinais brasileira.

Sala de aula

60 minutos

X