fbpx
Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Sala de Justiça – Direito, Cinema e Cultura Pop terá debates nos dias 20, 21 e 22 de outubro sobre os “problemas de conexão”

13 out 2020Graduação0 Comentários

O Laboratório de Ensino e Aprendizagem – LEAD FDV está preparando mais um evento do Sala da Justiça – Direito, Cinema e Cultura pop. Na edição deste ano, devido às discussões recentes sobre redes sociais e tecnologia, optou-se por ter como tema base dos debates os “problemas de conexão”, a partir de filme e séries, que é a marca do Sala da Justiça.

Serão três dias de debate, nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2020, das 18h às 19h, pelo Zoom. O link de acesso de cada dia está disponível para alunos, público externo, e demais interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira abaixo a programação

  • 20/10 – Debate 1

Tema: Informação é Dinheiro, Dignidade é Luxo (Debate a partir do episódio Queda Livre da série Black Mirror)
Debatedores: Paulo Soto e Nelson Camatta, professores FDV
Link de acesso ao evento: https://us02web.zoom.us/j/3716874391?pwd=K0YxWU5YYy9aYnZqcjlsakw1RXNRZz09

  • 21/10 – Debate 2

Tema: Quem te viu, Quem te vê… (Debate a partir do 1º episódio da série You)
Debatedores: Israel Jório, professor FDV, Bruno Calmon, doutorando
Link de acesso ao evento: https://us02web.zoom.us/j/3716874391?pwd=ZnZEQ0tSTGsrVGJZQW55SC9DVU80UT09

  • 22/10 – Debate 3

O direito do futuro e o futuro do direito (Debate a partir do filme De volta pro futuro 2).
Debatedores: Américo Bedê e Bruna Lyra, professores FDV
Link de acesso ao evento: https://us02web.zoom.us/j/3716874391?pwd=UkkrdDJQWnRzQk9CQ1VmenY4RU42QT09

Horas Complementares

O evento é aberto ao público externo e, para os alunos da graduação da FDV, serão atribuídas duas horas de atividades complementares para cada dia de debate, totalizando seis horas para quem for nos três dias.

Não é preciso fazer inscrição para participar, mas, para receber as horas, é preciso enviar relatório, até o dia 23/10. O relatório está disponível no link: https://forms.gle/Nn6Jp4HiBfeo79u97

Sobre os episódios

Queda Livre: A série inglesa da Netflix, “Black Mirror” faz sucesso com seus episódios que analisam futuros distópicos que relacionam humanos e tecnologia. O episódio “Queda Livre” não é diferente: nele, acompanhamos Lacie em um mundo onde as pessoas possuem pontuações que variam de 0 a 5.

O sistema de pontos funciona da seguinte maneira: a cada interação social, virtual ou presencial, você pode dar “estrelas” para alguém.  Quanto mais alta a média de uma pessoa, mais benefícios ela terá.

O maior problema desse futuro, no qual sua pontuação define sua identidade, é que ele coloca em cheque a dignidade da pessoa humana. Que critérios definem o valor de uma pessoa? A dignidade humana deve ser quantificada?

You: “YOU” é um seriado original da Netflix, que narra um romance psicótico marcado por uma explícita obsessão vinculada à exposição tecnológica de dados pessoais.
Já em seu episódio inaugural, o primeiro encontro fortuito entre os protagonistas acaba desencadeando uma obsessão a todo momento suprida pelo descontrole da vinculação de dados aparentemente inocentes, mas que apresentam enormes riscos ao serem expostos virtualmente.

O protagonista consegue descobrir, tendo conhecimento apenas do nome de Beck, os lugares que ela frequentava, seu endereço, quem eram seus amigos, seu trabalho, e usa todas essas informações para se colocar na vida dela como se fosse um simples acaso, envolvendo-se em diversos crimes. Assim, há de se questionar, qual a linha tênue que separa os benefícios e os malefícios da exposição em redes sociais?

De volta pro futuro 2: Como qualquer um de seus trabalhos, Spielberg não deixa a desejar com a clássica franquia de “De Volta Para o Futuro”, que na época trazia um sentimento futurístico e inovador. Hoje, há um enorme sentimento de nostalgia, com suas roupas marcantes dos anos 80, suas gírias, músicas e penteados. Além disso, assistindo ao filme, atualmente, temos um olhar que chega a ser cômico. Em seu segundo filme da franquia De Volta Para o Futuro, o personagem Mcfly tem a necessidade de viajar para o futuro, deparando-se com tecnologias, relações e mudanças que, na época de lançamento do filme, pareciam ser possíveis para o ano de 2015. Desta forma, há de se pensar se, de alguma maneira, o ano de 2015 atingiu as expectativas, e refletir sobre nosso próprio amanhã. E o amanhã do Direito e suas esferas? Afinal, se estivéssemos na situação de Mcfly, o que esperaríamos ver em um futuro não tão distante?

Saiba mais sobre a “Sala da Justiça: Direito, cinema e cultura pop” 

A atividade é inspirada nas telas de cinema com a proposta de analisar as maiores obras da cultura pop com um viés jurídico, seja por meio de filmes, séries, livros, entre outros. É uma forma divertida de entender o funcionamento das sociedades e debater sobre as possíveis aplicações do Direito.

Saiba mais sobre o LEAD

 Coordenado pelos professores Juliana Ferrari e Bruno Costa, o LEAD-FDV tem o objetivo de integrar o corpo docente e discente da FDV, para fins de elaboração, desenvolvimento, acompanhamento e compartilhamento de atividades participativas para serem aplicadas em aulas do curso de direito.

 

X