Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Roda de conversa na FDV indagará as seguintes reflexões: “Mais armas menos crimes, ou menos armas menos crimes?” Participe!

15 mar 2019 | Graduação | 0 Comentários

O massacre na escola de Suzano (SP) coloca em evidência o polêmico debate sobre desarmamento x armamento. Diante disso, a FDV realizará na próxima quinta-feira, 21 de março de 2019, às 19 horas, no Auditório, a XXXVII edição da Roda de Conversa Direito e Atualidades: Debates na Academia que indagará as seguintes reflexões: “Mais armas menos crimes, ou menos armas menos crimes?”. O evento é aberto ao público.

O tema foi proposto visto que a dança de estatísticas sobre armas de fogo e criminalidade está atuando com toda a força nas discussões sobre mudanças no Estatuto do Desarmamento. Quem defende ou se opõe à medida, que facilitará a compra e o porte de armas, usa dados dos mais diversos sobre armas de fogo e violência. O complicado é que há uma dose de verdade mesmo nas afirmações mais divergentes.

Diante do aumento da criminalidade, cresce o número de defensores da flexibilização do comércio e porte de armas de fogo como instrumento de proteção contra a criminalidade. Ter senso crítico não significa ter uma opinião sobre tudo, como é comum entre jovens e adolescentes.

Ao trazer esse debate para o ambiente acadêmico, ao contrário, o que se busca é que os alunos saibam questionar temas, analisar situações e fundamentar seus argumentos por meio de bases sólidas de conhecimento. Ou seja, criticar com fundamentação e informações apuradas.

É pensando em proporcionar ferramentas para o desenvolvimento de reflexões e posicionamentos embasados sobre este tema complexo, que a FDV promoverá esse evento que será aberto a participação de alunos (de escolas e faculdades), profissionais e demais interessados.

A mediação da roda de conversa será realizada pelo coordenador do curso de Direito da FDV, Ricardo Goretti. Dentre os facilitadores convidados estão:

– Américo Bedê. Juiz Federal e Professor da FDV
– Carlos Eduardo Ribeiro Lemos. Juiz TJES e Professor da FDV
– Cecilia Oliveira. Psicanalista e Diretora de Escola e membro da Lacaniana de Psicanálise de Vitória
– Guilherme Helmer. Delegado da Polícia Federal
– Humberto Ribeiro Junior. Professor Universitário
– Israel Domingos Jorio. Advogado e Professor da FDV
– Nara Borgo. Secretária Estadual de Direitos Humanos
– Mateus Garcia Pereira. Tenente Coronel da Polícia Militar

Sobre o projeto Direito e Atualidades

O Projeto Direito e Atualidades: Debates na Academia foi lançado pela FDV no primeiro semestre de 2014, com o objetivo de realizar rodas de conversa mensais, constituídas para proporcionar o desenvolvimento de debates acadêmicos sobre temas atuais do Direito.

 

 

 

 

X