Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Projeto Direito nas Veias mobiliza comunidade acadêmica para mais uma ação de doação de sangue em parceria com o HEMOES no dia 15 de maio

15 abr 2019 | Doutorado, Extensão, Graduação, Mestrado | 0 Comentários

O projeto de Extensão Direito nas Veias vai realizar no dia 15 de maio de 2019, mais uma ação de mobilização para doação de sangue e cadastro de medula óssea em parceria com o HEMOES. A unidade móvel do Hemocentro estará na FDV para a coleta de sangue de até 100 voluntários.

Confira abaixo os requisitos necessários para ser um doador:

Você preenche os requisitos abaixo para ser um doador?

– Peso mais de 50 Kg
– Não tive resfriado nos últimos 07 dias
– Não fiz tratamento dentário nos últimos 07 dias
– Não fiz tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses
– Não estou grávida
– Não dei à luz nos últimos 06 meses
– Não estou amamentando

Para o dia da doação você precisa:

 – Apresentar um documento de identificação com foto
– Não ingerir bebida alcóolica nas 12 horas anteriores à doação
– Evite fumar, pelo menos 2 horas e depois de doar
– Evite comer alimentos gordurosos antes da coleta
– Dormir bem na noite anterior à doação
– Não estar em jejum, mas esperar um período de, no mínimo, 3 horas após grandes refeições (almoço, jantar) para doar

Benefícios para quem é doador de sangue:

De acordo com a Lei Estadual 7.737 de 2004 é garantido o pagamento de meia-entrada em teatros, cinema, museus, circos, feiras, exposições zoológicas, parques, pontos turísticos, estádios e congêneres, locais públicos.

Em Vitória, quem é doador de sangue também possui atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais e lotéricas de acordo com a Lei 8087 de 2011.

Além disso, todo trabalhador tem garantido na CLT o direito de se ausentar do trabalho por um dia, em cada doze meses de trabalho.

Para o doador de medula óssea, uma lei sancionada em 18 de abril de 2018, concede isenção do valor da inscrição de concursos públicos, referentes à editais publicados a partir da data acima mencionada, relacionados a concursos da administração pública direta e indireta da União.

Benefícios para alunos e colaboradores da FDV, doadores de sangue:

Os alunos da FDV que participarem da ação de doação de sangue serão beneficiados com 10 horas em Atividades Complementares e um “abono” de falta válido somente para este semestre de 2019/1.

Para computo das horas, no dia da ação, os alunos participantes terão que assinar uma lista registrando a doação para o crédito das horas.

Para o abono de falta, o comprovante de doação de sangue servirá como compensação de falta ou crédito de frequência a ser indicada via Portal do Aluno (via procedimento de revisão de frequência). A solicitação será válida somente para data a partir ou posterior a de realização do evento.

Já os colaboradores da FDV que se voluntariarem como doadores de sangue, conforme prevê a CLT, terão o direito de se ausentar do trabalho por um dia, em cada doze meses de trabalho.

Saiba mais sobre o Projeto:

O Projeto de Extensão: Direito nas Veias tem como objetivos, analisar a doação de sangue como uma espécie do direito à saúde, na perspectiva do princípio da solidariedade social, e implementar ações que visem estimular o processo de conscientização do cidadão em relação à sua responsabilidade na doação de sangue.

Idealizado pelo BIOGEPE – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à Saúde e Bioética do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – PPGD da FDV; com a participação de alunos da graduação do Programa de Educação Tutorial – PET da FDV; apoio de alunos bolsistas do Mestrado e Doutorado; e coordenação da professora Elda Bussinguer, o projeto busca explorar o tema “doação de sangue” de forma transdisciplinar.

 

 

X