fbpx
Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Professor e aluno da graduação da FDV publicam artigo na mais importante revista de Ciências Criminais da América Latina

23 dez 2019Graduação0 Comentários

O professor da FDV, Nelson Camatta Moreira, e o aluno do 9º período da graduação, Cássio Becacici Esteves Vianna, tiveram um artigo publicado no último volume de 2019 da Revista do IBCCrim, classificada como Qualis A1, considerada a mais importante publicação transdisciplinar em Ciências Criminais da América Latina e, a mais conhecida do Brasil internacionalmente.

O artigo intitulado “Violência, segregação e cidadania: etiopatogênese de uma democracia disjuntiva no Brasil” foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica do Constitucionalismo, coordenado pelo professor Nelson Camatta Moreira.

Em resumo, o presente artigo analisa, com base na Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth, a origem e o desenvolvimento da chamada democracia disjuntiva, ideia nuclear do livro Cidade de Muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo, de Teresa Pires do Rio Caldeira. Para tanto, inicialmente, apresenta-se a obra e sua evolução interna. Em seguida, expõe-se uma síntese da teoria honnethiana, com foco nas três formas de reconhecimento e de desrespeito e nas respectivas patologias sociais. Finalmente, aborda-se o conceito de etiopatogênese e se analisa como sua relação com os modos de denegação de reconhecimento e as patologias sociais, correlacionados aos conceitos trazidos pelo livro, contribui para a geração de uma democracia disjuntiva no Brasil.

Clique no link e confira: https://www.ibccrim.org.br/rbccrim 

 

X