fbpx
Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Professor da FDV participará de IV Colóquio de Psicanalise e Arte

27 nov 2019Graduação0 Comentários

O professor da FDV, Nelson Camatta Moreira, participará nos dias 29 e 30 de novembro de 2019, do IV Colóquio de Psicanalise e Arte: A inquietante Estranheza. No evento, o professor ministrará uma palestra com o tema: “Entre A estranha memória de Funes e a (pseudo) universalidade dos direitos humanos”.

O evento é uma realização da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória.

Confira informações do evento.

O IV Colóquio Psicanálise e Arte, para ilustrar a temática freudiana “A inquietante estranheza”, escolhe imagens da obra de Francis Bacon (1909 – 1992), considerado um dos mais importantes pintores do século XX. O artista produziu obras que contemplam fases relativas ao Expressionismo, Surrealismo e Cubismo. Atualmente, a exposição “Bacon en toutes lettres” encontra-se no Museu Pompidou, em Paris, contemplando obras realizadas no período de 1971 a 1992.

O próprio nome da exposição traz o significante letras, “Bacon com todas as letras”, não por acaso, considerando o amor que o artista nutria pela literatura. Entre seus autores favoritos encontramos Ésquilo, Friederich Nietzsche, Georges Bataille, Michel Leiris, Joseph Conrad e T.S. Eliot, sendo na literatura que se inspirava para produzir suas pinturas, conforme dito por ele mesmo, em entrevista também disponível na exposição de Paris.

A obra de Bacon nos contagia por sua inquietante estranheza, ao mesmo tempo que atrai, provoca sentimento de infamiliaridade, assim se aproximando do Heimlich/Unheimlich freudiano, tendo tanto um quanto o outro se inspirado na literatura para expressar pensamento e arte.

Para conferir o que de inusitado o par familiar/infamiliar pode nos portar é que convidamos a todos para estarmos juntos, nos dias 29 e 30 de novembro, compartilhando as produções dos psicanalistas que se debruçaram sobre essa temática ao longo dos dois últimos anos no espaço Psicanálise e Arte, da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória.

X