Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Oficinas Pedagógicas de professores e líderes de turma da FDV abordam reflexões sobre “Trabalho em Grupo”

9 set 2019Graduação0 Comentários

Na abertura do semestre 2019/2 foram realizadas, na FDV, oficinas pedagógicas com professores e líderes de turma, promovidas pela coordenação pedagógica, que a cada edição elege um tema diferente para discussão. Neste semestre, o debate foi sobre: “Trabalho em grupo: reflexões e dilemas”.

A escolha do tema partiu de sugestão de alguns professores e da resolução nº 5 de 2018, que institui as diretrizes curriculares para o curso de Direito e coloca a capacidade de trabalhar em equipe, a formação de uma cultura do diálogo e a aceitação da diversidade como competências fundamentais a serem desenvolvidas nos graduandos, o que reforça a necessidade de serem criadas oportunidades de desenvolvimento das mesmas. “Por isso, refletir sobre os elementos que envolvem trabalhar em equipe, desde a formação dos grupos, a divisão de tarefas, os objetivos a serem atingidos e a avaliação se fazem importantes”, destaca a coordenadora pedagógica da FDV, Juliana Ferrari.  

As oficinas com os professores foram realizadas nos dias 28 e 29 de agosto e contaram com a presença da professora convidada, Karen Lois Currie, Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade de Edimburgo na Escócia.

Ao falar sobre o encontro com os professores, a convidada destacou que “a sobrevivência da espécie humana depende fundamentalmente na ação colaborativa, na participação comunitária e uma cultura onde as necessidades da sociedade transcendem objetivos individuais”, disse a Karen.

Já as oficinas dos líderes aconteceram em setembro com a mesma temática, ampliando a reflexão e a voz de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

 

X