fbpx
Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Obra de ficção científica inspira atividade de Júri Simulado entre alunos do 1º período da FDV

5 nov 2019Graduação0 Comentários

Com o objetivo de potencializar a aprendizagem com a participação ativa do aluno no processo de construção e de reconstrução do conhecimento, e fazer com que os conteúdos estudados se tornem uma ponte para a elaboração de novos saberes, de forma compreensiva, reflexiva e construtiva, alunos do 1º período da FDV participaram de um Júri Simulado.

Desenvolvido na disciplina de História, Cultura e Instituições de Direito, ministrada pela professora Gilsilene Passon, o Júri utilizou como conteúdo o livro “O caso dos exploradores de cavernas”, uma obra de ficção que gira em torno de um possível assassinato e da posição de vários juízes que compõem o tribunal da cidade.

Os alunos participaram do Júri divididos em grupos de acusação e defesa, e ao final dos debates, o conselho de sentença, formado por monitores, decidiu pelo grupo que trouxe os argumentos mais fortes e bem estruturados.

De acordo com a professora Gilsilene Passon, além do trabalho de construir os argumentos a partir da obra estudada, a atividade visou também ao desenvolvimento interpessoal, pois demanda habilidade de trabalhar em grupo.

“Ademais, requer do discente a busca por conhecimentos instrumentais, visto que deve empregar adequadamente a terminologia jurídica e adequar o caso exposto na obra ao Ordenamento Jurídico Brasileiro atual”, concluiu a professora.

X