fbpx
Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Grupo Pesquisa da FDV anuncia datas e palestrantes que estarão em Seminário de Estudos Criminais – SEC neste semestre 2021/1

9 mar 2021Doutorado, Graduação, Mestrado, Pesquisa0 Comentários

O Grupo de Pesquisa Direito Sociedade e Cultura já tem a programação do Seminário de Estudos Criminais – SEC, deste semestre 2021/1. O projeto tem a coordenação dos professores André Filipe Reid e Raphael Boldt.

Confira abaixo as datas e palestrantes convidados. Os encontros acontecerão nos dias dos Grupos de Pesquisa, das 13h10, via plataforma Microsoft Teams.

26/03/2021
Tema: “Crime e loucura no Brasil contemporâneo”
Palestrante: Mariana de Assis Brasil e Weigert
Mestre em Criminologia e Execução Penal pela Universidad Autónoma de Barcelona (2007); Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS (2008); Doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (2015), com pesquisa realizada na Università di Bologna, tutoria do professor Massimo Pavarini, bolsa CAPES (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior).

21/05/2021
Tema: “Poder Punitivo: dispositivo prático, situações estratégicas e resistências ao governo da punição”
Palestrante: Augusto Jobim do Amaral
Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Criminais e em Filosofia, ambos da PUCRS. Pós-Doutor em Filosofia Política pela Università degli Studi di Padova – ITA; Doutor em Altos Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra – POR e Doutor em Ciências Criminais pela PUCRS.

 

Sobre os Grupos de Pesquisa, como participar?

Os alunos da Graduação poderão se inscrever nos Grupos de Pesquisa 2021/1 até o dia 09 de março, através do e-mail pesquisa@fdv.br.

Todas as informações sobre os GPs podem ser acessadas em nossa página: http://site.fdv.br/grupos-de-pesquisa-ppgd/

 

Saiba mais sobre o Seminário de Estudos Criminais – SEC

Vinculado ao Grupo de Pesquisa “Direito Sociedade e Cultura” e inspirado nos tradicionais seminários permanentes desenvolvidos nas universidades alemãs, o Seminário de Estudos Criminais – SEC, visa estudar e compreender as Ciências Criminais desde uma perspectiva humanista e democrática.

Com a participação de professores externos, o SEC surgiu no ano de 2020, como uma oportunidade ímpar, capaz de fornecer aos participantes uma visão geral das principais ideias e trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, vinculados a diversas instituições e com distintas perspectivas.

O SEC conta com dois encontros semestrais, sempre nos horários e no espaço do GP. Na condição de seminário permanente, a proposta é ocupar um importante espaço na FDV e no estado do Espírito Santo, tornando-se uma referência para a discussão e a realização de trabalhos interdisciplinares e com uma visão crítica das Ciências Criminais.

“O destaque da FDV no campo jurídico-penal é notório em relação aos cursos de graduação e especialização e, nesse sentido, o SEC consolida essa posição. O Seminário também promove o contato permanente com profissionais e alunos de outras instituições. Esse intercâmbio com instituições de ensino brasileiras e estrangeiras certamente beneficiará os alunos da faculdade e contribuirá com o processo de internacionalização do PPGD”, explica o professor Raphael Boldt, um dos idealizadores do projeto.

 

 

X