Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

FDV sediará VIII Colóquio Internacional de Direito e Literatura em outubro

14 ago 2019Doutorado, Mestrado0 Comentários

A FDV sediará entre os dias 23 a 26 de outubro de 2019, o do VIII Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL), corealizado pela Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL) e pelos Programas de Pós-Graduação em Direito da FDV e da UniFG.

O CIDIL é, atualmente, o mais importante evento em Direito e Literatura da América Latina, tendo como objetivo a promoção e difusão dos estudos sobre Direito e Literatura desenvolvidos no Brasil e no exterior.

O evento destaca-se por: estimular a cooperação internacional, uma vez que envolve diversas instituições nacionais e estrangeiras; proporcionar o diálogo entre pesquisadores de diferentes nacionalidades e dos mais diversos níveis acadêmicos; e favorecer a produção de um conhecimento inovador e interdisciplinar.

A RDL tem hoje como presidente o professor da FDV, Nelson Camatta Moreira. 

O evento é patrocinado pela CAPES e pela OAB Nacional, e conta com a parceria dos Programas de Pós-Graduação em Direito da UFMG, UNB e UNISINOS, além de contar com o apoio de várias de instituições nacionais e estrangeiras.

O CIDIL receberá resumos, que podem ser submetidos até dia 20 de agosto de 2019, conforme prorrogação de prazo divulgada em edital, disponível em: http://rdl.org.br/cidil/submissao-de-trabalhos/

O evento conta com 4 (quatro) grupos temáticos de trabalho, sendo: 

–  GT 1:  Direito, Literatura e novas tecnologias Estudos e pesquisas relacionadas ao direito, abrangendo aspectos referentes às novas tecnologias, em sua interlocução com a literatura.

–  GT 2:  Direito, linguagem e narrativa: Estudos e pesquisas, de caráter teórico, envolvendo reflexões acerca de temas como linguagem, discurso, normatividade, hermenêutica, tradução, retórica e educação jurídica.

–  GT 3:  O Direito através da literatura: Estudos e pesquisas em que a literatura exsurge como fonte para a reflexão crítica do Direito, possibilitando discutir o papel da lei, as representações da justiça, a aplicação das normas jurídicas etc.

–  GT 4:  Direito e Humanidades: Estudos e pesquisas que exploram as inúmeras intersecções relacionadas ao Law and Humanities, como, por exemplo, Direito e Cinema, Direito e Artes, Direito e Música etc.

Acesse mais informações na página principal do CIDIL: http://rdl.org.br/cidil/home/ 

Para mais informações sobre a RDL: http://rdl.org.br/

X