Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

FDV desenvolve atividades que estimulam o conhecimento jurídico através da literatura e do cinema

10 out 2017 | Graduação, Olimpíada Jurídica Escolar | 0 Comentários

O mês de setembro foi marcado por duas atividades diferenciadas da FDV que integraram conhecimento jurídico e arte, por meio da literatura e do cinema. São os projetos Café, Direito e Literatura e Filme em Debate. Ambos reuniram alunos da FDV, professores, especialistas convidados, público externo e alunos do Ensino Médio. Saiba como foi:

Café, Direito e Literatura

O 33º Encontro Café, Direito e Literatura foi realizado no dia 22 de setembro de 2017, no Terra Nova Café, em Vitória, com a reflexão da obra literária, “Os afogados e os sobreviventes: Os delitos, os castigos, as penas, as impunidades”, do autor Primo Levi.

A atividade já se encontra em desenvolvimento na FDV desde o ano de 2008 com a coordenação do professor Nelson Camatta Moreira. O projeto “Café, Direito & Literatura” tem o objetivo de aprofundar as interfaces existentes entre o Direito e a Literatura, a partir da análise de obras literárias, possibilitando a abertura de um novo campo para a realização de estudos e pesquisas jurídicas, e difundir, mediante o diálogo entre as comunidades acadêmicas do Direito e da Literatura, a reflexão acerca da capacidade da narrativa literária de auxiliar os juristas na árdua tarefa de compreender/interpretar/aplicar o direito, relacionado ficção e a realidade social e jurídica.

Filme em Debate

Já o Filme em Debate, realizado na mesma data, foi uma atividade desenvolvida especialmente para os alunos do Ensino Médio. O evento faz parte de um calendário especial da FDV voltado exclusivamente para as escolas.

Neste semestre, o evento foi coordenado pela professora Juliana Ferrari, e teve a exibição do filme Nise: O coração da loucura. Ao final ocorreu uma roda de debate – que também contou com a participação da professora Paula Fittipaldi – sobre os temas abordados na história trazendo a discussão para o contexto atual.

O objetivo da sessão de cinema integrado ao debate é de proporcionar aos alunos um ambiente propício para o aprendizado de temas relacionados ao Direito. A atividade visa contribuir ainda para que os alunos do Ensino Médio consigam experimentar novas realidades e sensações, e ainda promover o contato com situações relacionadas ao Direito através do cinema.

X