fbpx
Escolha uma Página

Sobre a Extensão

Extensão

A FDV entende a extensão como um conjunto de atividades que possibilitam o estabelecimento de uma interação entre a academia e a sociedade na qual está inserida. Essa articulação se dá à medida que o saber que aqui se produz faz sentido, sendo relevante e contribuindo para o desenvolvimento social. É a FDV saindo dos limites de seus muros e interagindo com a comunidade.

Sistematização

As ações de extensão, integradas ao ensino e à pesquisa e de caráter interdisciplinar, são realizadas por meio de projetos de extensão, os quais são reunidos em programas, de acordo com a mesma temática. Atualmente, os principais focos de atuação da FDV são capacitação e educação com vistas a inclusão, assessoria jurídica e democracia participativa.

As ações de extensão são, ainda, realizadas, por meio de cursos, eventos, prestação de serviços (assessorias e consultorias) e produções acadêmicas diversas, tais como estudos, intercâmbios, filmes e materiais educativos.

Assim a Extensão na FDV se dá dentro dos seguintes formatos:

a) Projetos: são conjuntos de ações inter-relacionadas, envolvendo atividades interdisciplinares com tempo determinado

a.1) Programas: são conjuntos de ações permanentes realizadas com base em projetos executados e que apresentem objetivos ou diretrizes comuns

b) Cursos: são atividades de ensino acadêmico, técnico, cultural e artístico, relacionadas ao interesse do público externo e a ele permitidas a participação;

c) Eventos: são ações que envolvem organização, promoção ou atuação, implicando em apresentação pública, livre ou para clientela específica, objetivando a difusão de conhecimentos, processos ou produtos científicos e técnicos, tais como: congressos, semanas acadêmicas, seminários, simpósios, colóquios, feiras, fóruns e similares.

d) Consultorias: são atividades de caráter permanente ou eventual que compreendam a execução de atendimentos diversos voltados diretamente para a comunidade; a participação em tarefas profissionais fundamentadas em habilidades e conhecimentos de domínio da FDV; ou acompanhamento e pareceres a órgãos públicos e comunidades, nas áreas jurídicas e seus desdobramentos sociais.

e) Produções diversas: trabalhos acadêmicos, tais como: estudos, intercâmbio, confecção de vídeos, filmes e materiais educativos, voltados para ações extensionistas.

Contato

Mensagem:

Elda Bussinguer

Elda Bussinguer

Coordenadora de Extensão

Livre Docente pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio). Doutora em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Editora da Revista Direitos e Garantias Fundamentais. Coordenadora do Grupo do BIOGEPE- Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à saúde e Bioética. Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Direitos e Garantias Fundamentais. Membro do Conselho científico da Sociedade Brasileira de Bioética. Professora Associada II aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Currículo lattes      extensao@fdv.br    

FDV

X