Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Equipe da FDV estreia na Moot Court Competition em Washington, D.C, neste domingo (21)

18 maio 2017 | Graduação | 0 Comentários

As alunas da FDV, Ana Carolina Boldrini e Paula Costa Ramos, acompanhadas da professora Luísa Cortat, embarcam para Washington, D.C, para participarem da 22ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (Moot Court Competition), organizada pela American University, nesta sexta (19). A abertura da competição internacional acontece no domingo, 21 de maio de 2017.

Nesta semana, as alunas da FDV participaram do último treino aberto para a competição internacional, com o objetivo de se prepararem para o evento. No treinamento elas foram avaliadas por uma banca composta pela professora Luísa Cortat, pelo professor Samuel Meira Brasil Jr., e pelos egressos/alunos André Giuriatto, Lara Rios e Leonardo Cunha, que participaram de edições anteriores de competições moot court.

Sobre a Competição em Washington

Em seus 22 anos de existência, a Competição, organizada pela American University, se firmou como a maior da América e uma das maiores do Mundo.

Neste ano, ela acontece entre os dias 21 e 26 de maio, em Washington, com o tema “Novos desafios na relação entre o Direito Internacional Humanitário e o Direito Internacional dos Direitos Humanos” e caso discutido aborda questões acerca do uso da força estatal, conflitos armados não internacionais e responsabilidade do Estado por atos de terceiros.

Voltada exclusivamente para graduandos em Direito, a Competição consiste em simulações da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com a participação de diversos países do mundo como México, Alemanha, Chile, Espanha, Rússia e Índia. A FDV já tem tradição nesse tipo de competição.

A competição é realizada em três línguas com tradução simultânea (Inglês, Espanhol e Português) e requer que os estudantes defendam argumentos acerca de um caso hipotético, seguindo as regras e formas do sistema interamericano. O formato conta com uma fase escrita, em que são enviados os memoriais, e com rodadas orais, que acontecem em maio em Washington, D.C. (EUA).

 

 

X