Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Direito nas Veias: Unidade móvel do HEMOES amanhã na FDV para coleta de sangue e medula óssea!

14 maio 2019 | Extensão, Graduação | 0 Comentários

Nesta quarta-feira, 15 de maio de 2019, o Projeto de Extensão Direito nas Veias traz para a FDV a unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes). Poderão ser colhidos até 100 bolsas de sangue e também será realizado o cadastro de doadores de medula óssea.

A coleta acontecerá das 8h30 às 13 horas.

Se você tem interesse em doar, confira abaixo algumas dicas:

Você preenche os requisitos abaixo para ser um doador?

– Peso mais de 50 Kg
– Não tive resfriado nos últimos 07 dias
– Não fiz tratamento dentário nos últimos 07 dias
– Não fiz tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses
– Não estou grávida
– Não dei à luz nos últimos 06 meses
– Não estou amamentando

Para o dia da doação você precisa:

– Não ingerir bebida alcóolica nas 12 horas anteriores à doação
– Evite fumar, pelo menos 2 horas e depois de doar
– Evite comer alimentos gordurosos antes da coleta
– Dormir bem na noite anterior à doação
– Não estar em jejum, mas esperar um período de, no mínimo, 3 horas após grandes refeições (almoço, jantar) para doar

Benefícios para quem é doador de sangue:

De acordo com a Lei Estadual 7.737 de 2004 é garantido o pagamento de meia-entrada em teatros, cinema, museus, circos, feiras, exposições zoológicas, parques, pontos turísticos, estádios e congêneres, locais públicos.

Em Vitória, quem é doador de sangue também possui atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais e lotéricas de acordo com a Lei 8087 de 2011.

Além disso, todo trabalhador tem garantido na CLT o direito de se ausentar do trabalho por um dia, em cada doze meses de trabalho.

Para o doador de medula óssea, uma lei sancionada em 18 de abril de 2018, concede isenção do valor da inscrição de concursos públicos, referentes à editais publicados a partir da data acima mencionada, relacionados a concursos da administração pública direta e indireta da União.

Benefícios para alunos e colaboradores da FDV, doadores de sangue:

Os alunos da FDV que participarem da ação de doação de sangue serão beneficiados com 10 horas em Atividades Complementares e um “abono” de falta, válido somente para este semestre de 2019/1.

Para cômputo das horas, os alunos participantes terão que assinar uma lista, ao saírem da unidade móvel do Hemoes, registrando a doação.

Para o abono de falta, deve ser adotado o procedimento de revisão de frequência, via Portal do Aluno. Para isso, deve ser apresentado o atestado/comprovante de doação de sangue emitido pela equipe do Hemoes. A solicitação será válida somente para data a partir da realização do evento, incluindo o dia da coleta (15/05).

Já os colaboradores da FDV têm o direito de se ausentar do serviço por um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada, conforme prevê a CLT.

X