Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Direito nas Veias: Roda de conversa vai debater “A restrição à doação de sangue por homens que tiveram relações sexuais com outros homens” no dia 17 de maio

11 maio 2018 | Doutorado, Especialização, Extensão, Graduação, Mestrado, Pesquisa | 0 Comentários

Mais um tema da atualidade estará em debate em uma roda de conversa sobre Direito e Atualidades, promovida pelo Projeto de Extensão Direito nas Veias, no dia 17 de maio de 2018, das 19h às 20h40, no auditório da FDV. O tema será “A restrição à doação de sangue por homens que tiveram relações sexuais com outros homens”.

A XXXV Roda de Conversa Direito e Atualidades: Debates na Academia vai abordar a “inaptidão temporária” para doação de sangue por “homens que tiveram relações sexuais com outros homens”, conforme a Portaria nº 158/2016, do Ministério da Saúde.

Para este debate estão confirmados como facilitadores:

Thales Gouveia Limeira – Hematologista e diretor técnico do Laboratório PAT.
Toninho Lopes –  Professor e militante de Direitos Humanos (Ufes).
Douglas Admiral Louzada – Defensor Público (Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania).
Vitor Burgo –  Professor da FDV e representante do Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade da FDV (NEGS).
Arthur Emanuel Leal Abreu – Mestrando em Direitos e Garantias Fundamentais (FDV) e advogado.
Mateus Cunha Salomão – Aluno do 3º período da graduação da FDV e integrante do grupo PET.
Jakson Reis – Representante do HEMOES

A mediação será feita pela professora e coordenadora do PPGD da FDV, Elda Bussinguer.

Saiba mais sobre o Projeto Direito nas Veias

O Projeto de Extensão: Direito nas Veias que tem como objetivos, analisar a doação de sangue como uma espécie do direito à saúde, na perspectiva do princípio da solidariedade social, e implementar ações que visem estimular o processo de conscientização do cidadão em relação à sua responsabilidade na doação de sangue.

Idealizado pelo BIOGEPE – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à Saúde e Bioética do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – PPGD da FDV; com a participação de alunos da graduação do Programa de Educação Tutorial – PET da FDV; apoio de alunos bolsistas do Mestrado e Doutorado; e coordenação da professora Elda Bussinguer, o projeto busca explorar o tema “doação de sangue” de forma transdisciplinar.

Para isso, estão sendo desenvolvidas ações de mobilização que contemplarão toda a comunidade acadêmica da FDV, desde os alunos da Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado, professores e colaboradores, parceiros, como o HEMOES, e profissionais, pesquisadores, dentre outros atores da área da saúde e jurídica.

A coleta de sangue e medula óssea em parceria com o HEMOES será realizada na FDV no dia 24 de maio de 2018, das 8h30 às 13 horas.

Saiba mais detalhes neste link: http://site.fdv.br/fdv-lanca-projeto-de-extensao-direito-nas-veias/

Ações já realizadas

Dentre as ações já realizadas, no dia 10 de maio de 2018, um debate sobre: “A doação de sangue como causa de remição da pena” movimentou a FDV. Participaram como convidados: Adriana Soares – Defensora Pública; Alexandre de Castro Coura – Promotor de Justiça e professor do PPGD/FDV; Carlos Eduardo Ribeiro Lemos – Juiz da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (VEPEMA) e professor da FDV; Fernanda Leonardi Favalessa – aluna do 5º período da graduação da FDV e integrante do Programa de Educação Tutorial – PET FDV; Verônica Bezerra – advogada, mestranda da FDV e diretora de Direitos Humanos da OAB/ES; Luciana Vaneli Gama – Gerente de Saúde do Sistema Penal; e Walace Pontes – Secretário Estadual de Justiça. A mediação foi realizada pela professora e coordenadora do Mestrado e Doutorado, e do Biogepe, Elda Bussinguer.

 

 

 

X