fbpx
Escolha uma Página

Café, Direito e Literatura

Projeto de Extensão

Transdisciplinaridade


O Café, Direito & Literatura é um projeto de extensão desenvolvido desde 2008 e tem como objetivo central aprofundar as interfaces existentes entre o Direito e a Literatura.

Sobre o projeto

A atividade está ligada ao Grupo de Pesquisa Teoria Crítica do Constitucionalismo do Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (PPGD/FDV).

Nesse sentido, possibilita a abertura de um novo campo para a realização de estudos e pesquisas jurídicas e difunde, mediante o diálogo entre as comunidades acadêmicas do Direito e da Literatura, a reflexão acerca da capacidade da narrativa literária auxiliar os juristas na árdua tarefa de compreender/interpretar/aplicar o direito, relacionando ficção e a realidade social e jurídica.

A atividade contribui para a expansão dos horizontes culturais e para a ampliação da capacidade interpretativa bem como da habilidade na escrita (elaboração de textos) de todos os que participarem dos eventos. Também, possibilita, uma comunicação entre diferentes disciplinas sob diferentes olhares, a partir do diálogo entre docentes e discentes da FDV e de outras Faculdades e interessados em geral.

A atividade desenvolve-se em encontros agendados em ambientes culturais como livrarias, cafés ou em algum espaço para eventos que ofereçam as condições necessárias para a realização de diálogos e debates de maneira informal, que giram em torno de uma obra previamente escolhida. A atividade foi concebida e é coordenada pelo professor Dr. Nelson Camatta Moreira e conta com a participação de professores do curso de direito, além de outros convidados e interessados das mais diversas áreas que compõem o círculo de debate.

O encontro objetiva, especialmente, uma aproximação entre o mundo jurídico e a sociedade em geral (pessoas qualquer idade, formação ou condição) na literatura. Além disso, este projeto também se relaciona com a pesquisa e o ensino na FDV na medida em que proporciona, a partir de seus debates e troca de ideias, frutos como: elaboração de textos acadêmicos (artigos, monografias, dissertações e teses) e tópicos para discussão do direito em seu processo de aprendizagem dentro e fora de uma sala de aula.

Obras já exploradas

Na colônia penal

Franz Kafka

O processo

Franz Kafka

Admirável mundo novo

Aldous Huxley

Dossiê Pelicano

John Grisham

Antígona

Sófocles

Fausto

Goethe

O leitor

Bernhard Schlink

Funes, o memorioso

Jorge Luis Borges

O tribunal de quinta-feira

Michel Laub

Memórias Póstumas de Bras Cubas

Machado de Assis

Contos: A Teoria do Medalhão e A Sereníssima República

Machado de Assis

A metamorfose

Franz Kafka

Ensaio sobre a cegueira

José Saramago

Macunaíma

Mário de Andrade

O menino do pijama listrado

John Boine

A peste

Albert Camus

Farenheit 451

Ray Bradbury

Desonra

 Cotze

Viva o povo brasileiro

Joao Ubaldo Ribeiro

Os afogados e os sobreviventes

Primo Levi

Memórias do Escrivao Isaias Caminha

Lima Barreto

Contos: No ajuste de contas

Lima Barreto

A revolução dos bichos

George Orwell

O alienista

Machado de Assis

1984

George Orwell

Laranja mecânica

Anthony Burgues

O estrangeiro

Albert Camus

O mito de Sísifo

Albert Camus

O mercador de Veneza

William Shakespeare

Medida por medida

William Shakespeare

Grande sertão veredas

João Guimarães Rosa

Andróides sonham com ovelhas elétricas

Philiphe K. Dick

Minority report: a nova lei

Philiphe K. Dick

Fotos do projeto

Coordenação

Nelson Camatta Moreira

Nelson Camatta Moreira

Professor

Pós-doutor em Direito pela Universidad de Sevilla (bolsa CAPES). Pós-doutor em Direito em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutor em Direito pela Unisinos, com estágio anual na Universidade de Coimbra (bolsa CAPES). Mestre em Direito pela Unisinos (bolsa CAPES). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (doutorado e mestrado) e da graduação em Direito da FDV-ES. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Hermenêutica Jurídica e Jurisdição Constitucional, da FDV-ES. Professor Invitado, adjunto al Programa Academic Visitor de la Facultad de Derecho de la Universidad de Sevilla. Miembro del Grupo de Investigación Antagónicos de la Facultad de Derecho de la Universidad de Sevilla. Colaborador en Seminarios con la Cátedra Abierta de Derecho y Literatura de la Universidad de Málaga. Membro Honorário da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL). Tem experiência em gestão de curso acadêmico e no Direito, com ênfase em Direito Público, especialmente nos seguintes temas: Direito Constitucional, Direitos Fundamentais, Hermenêutica, Filosofia do Direito e Direito e Literatura.

Currículo Lattes

Fale conosco

Envie uma mensagem

10 + 5 =

Encontre-nos

Endereço: O campus da Faculdade de Direito de Vitória – FDV – está localizado na rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, nº 215, Santa Lucia, Vitória – ES, CEP 29056-295.

Telefone: (27) 3041-3672.

X