fbpx
Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Batman: O Cavaleiro das Trevas foi debate na II Sala da Justiça

11 out 2019Graduação0 Comentários

Inspirado nos sucessos das telas cinema, foi realizada mais uma edição da II Sala da Justiça: Direito, cinema e cultura pop, desta vez com o tema: Justiça, Vingança e a Relativização de princípios democráticos em prol do bem maior em Batman: O Cavaleiro das Trevas.

A proposta de cada encontro é analisar as maiores obras da cultura pop com um viés jurídico, seja por meio de filmes, séries, livros, entre outros, com a presença de convidados. É uma forma divertida de entender o funcionamento das sociedades e debater sobre as possíveis aplicações do Direito.

Nesta edição, o debate contou com a presença dos professores Américo Bedê e Alexandre Maia, e teve a mediação do aluno Filipe Vieira Alves Pereira, integrante do LEAD, Laboratório de Ensino e Aprendizagem da FDV.

Sobre a escolha do tema desta edição, Filipe destacou que “o Batman não é chamado de Cavaleiro das Trevas por usar uma armadura de morcego ou por atuar à noite, mas por violar princípios e normas jurídicas em nome da justiça e da eficiência. Nosso debate girou em torno de uma análise crítica dos personagens e acontecimentos do filme, chegando a conclusões sobre a necessidade de “heróis” na nossa sociedade, sobre a justiça por meios ilícitos e sobre o comportamento humano em situações extremas. O filme é rico em mensagens que geram reflexões indispensáveis”.

Ao falar da atividade, o convidado Américo Bedê também destacou que “o cinema explora a temática jurídica de forma lúdica e criativa. O Lead viabiliza o debate do direito com o cinema de modo inovador permitindo reflexões diferenciadas dos discentes e de toda a sociedade”, disse.

 A Sala da Justiça é uma atividade idealizada pelo LEAD-FDV, coordenado pelos professores Juliana Ferrari e Bruno Costa. O LEAD-FDV tem o objetivo de integrar corpo docente e discente da FDV, para fins de elaboração, desenvolvimento, acompanhamento e compartilhamento de atividades participativas para serem aplicadas em aulas do curso de direito.

 

X