Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Atividades complementares e oportunidades oferecidas na FDV enriquecem currículos de egressos

20 abr 2017 | Doutorado, Especialização, Extensão, Graduação, Mestrado, Pesquisa | 0 Comentários

A gama de atividades complementares e oportunidades oferecidas semestralmente pela FDV, são componentes enriquecedores, que complementam o processo de formação do aluno, mas também têm se demonstrado uma oportunidade diferenciada para o currículo de egressos, contribuindo para o desenvolvimento de competências habilidades importantes para o exercício profissional.

E exemplo disso, a FDV ouviu relatos de alguns egressos que mesmo depois de formados, ainda aproveitam os diferenciais da FDV. Confira:

Arthur Emanuel Leal Abreu, formado em 2015. “Nós, egressos e advogados, devemos aproveitar a diversidade de atividades oferecidas pela instituição, mesmo após a conclusão da graduação. Além disso, a FDV permanece de portas abertas para o egresso interessado pela carreira acadêmica, revelando-se um ambiente fértil para o desenvolvimento de atividades”.

LEAD-FDV

Desde o surgimento do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Direito (LEAD-FDV), em março de 2016, faço parte do grupo. Por meio dele, colaborei na elaboração de atividades inovadoras para a graduação. Como tenho pretensão de seguir a carreira de professor, fazer parte do LEAD tem sido uma experiência muito importante, pois tenho contato com conteúdos pedagógicos, além de poder exercitar, na prática, o desenvolvimento de atividades.

MONITORIA

Também sou aluno da pós-graduação da FDV (em Compliance, Lei Anticorrupção e Controle da Administração Pública), participo do programa de Monitoria Graduada. No semestre passado, fui monitor da eletiva “Constitucionalização do Direito de Família”, ministrada pela professora Bruna Lyra; atualmente, sou monitor de Direito Ambiental, sob a supervisão da professora Flávia Marchezini. É uma oportunidade de revisão e atualização dos conteúdos e, também, de enfrentar a sala de aula sob a perspectiva do professor.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Por fim, sou um grande entusiasta das atividades complementares oferecidas pela FDV. A cada semestre, aguardo a divulgação dessas atividades, sendo muitas delas oportunidades únicas e inovadoras.

Catharina Costa, formada em 2015. “Considero estas oportunidades fundamentais para minha caminhada, que espero que seja de muito sucesso. Sem dúvidas, continuar fazendo parte da família FDV como egressa é um diferencial na minha carreira”.

ESPECIALIZAÇÃO

Durante os 5 anos de faculdade participei do máximo de atividades extracurriculares que pude. E quando formei não foi diferente. No ano seguinte retornei à FDV para fazer Pós-graduação em Ciências Criminais, que atualmente já estou concluindo, e que está sendo imprescindível para minha área de atuação – advocacia criminal.

TEMAS ATUAIS

Além disso, como egressa, a FDV me oportunizou diversos momentos de aprendizagem e aprofundamento de conhecimento para além do Direito, e é isso que me encanta. Rodas de conversa e seminários de temas atuais, cursos de curta duração, como o de Advocacia e Programação Neurolinguística que atualmente estou cursando foram algumas das atividades que já participei e ainda participo como egressa, e que me permitem pensar de forma multidimensional e global.

Lara Santos Zangerolame Taroco, formada em 2015. “Entendo que essas atividades são um diferencial, tanto para a formação do aluno de graduação, quanto para os egressos e vinculados ao Programa de Pós-graduação, pois abordam temáticas de interesse teórico e prático, inspirando novas reflexões e leituras, o que é fundamental para quem pretende, como eu, seguir na área acadêmica”.

GRUPOS DE ESTUDOS

Me graduei no segundo semestre de 2015 e iniciei o mestrado, na FDV, em fevereiro de 2016. Em função disso, mesmo tendo concluído a graduação, mantive o vínculo com a instituição. Já no ano de 2016, participei de todas as edições do “Café, Direito e Literatura”, bem como continuei a frequentar atividades extracurriculares disponibilizadas pela FDV. Tanto por isso, participei no ano de 2016 dos grupos de estudos sobre Direito e Literatura e do grupo “Mitos e profanações dos Direitos Humanos”. No ano de 2017, sigo participando do grupo de estudo em Direito e Literatura, do grupo de estudo sobre Direito e Psicanálise, bem como do grupo de estudo sobre Teoria Crítica dos Direitos Humanos.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Além disso, também auxilio no acompanhamento dos alunos do Projeto de Educação Tutorial (PET). Desenvolvi no primeiro semestre de 2016 questões de Direito Internacional dos Direitos Humanos, em especial os casos e o funcionamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos, temática que é objeto da pesquisa que desenvolvo no mestrado. Neste primeiro semestre de 2017, com a nova turma do PET, dou continuidade à minha participação tratando deste mesmo tema.

Annie K. Freitas Caiado, formada em 2015. “Essa variedade de cursos disponibilizados para o egresso, ao meu ver, é de extrema importância, uma vez que é um canal importantíssimo para nos mantermos atualizados nos mais diversos temas, para explorarmos, talvez, algum assunto que não tivemos tempo ou oportunidade durante o curso, e também um auxílio importantíssimo para o jovem profissional do direito, que está entrando agora no mercado de trabalho”.

MUNDO ACADÊMICO

Em janeiro de 2016 eu me formei na FDV. Sempre tive, durante o meu curso, uma adesão às atividades e aos projetos fornecidos pela FDV, fiz monitoria, intercâmbio, liderança de turma e diversas atividades complementares, e, após concentrar um período apenas em minha carreira profissional comecei a sentir falta da imersão no mundo acadêmico. Iniciei cursos em outras instituições, mas não senti motivação suficiente para concluí-los, já que, na minha opinião pessoal, é muito difícil, para um aluno que teve a sua formação na FDV, encontrar, em outra instituição, a mesma qualidade de ensino que teve acesso durante a graduação.

X