Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Atividade Dia de Advogado da FDV proporciona contato de alunos com a prática da advocacia para além da sala de aula

16 abr 2019 | Graduação | 0 Comentários

Desenvolvida na FDV desde o ano de 2017, a atividade Dia de Advogado, coordenada pelo professor Luiz Gustavo Tardin, vem proporcionando aos alunos experiências diferenciadas e a oportunidade de conhecer de perto o cotidiano de advogados do Estado e de renomados profissionais do Brasil.

Ofertada mais uma vez neste primeiro semestre de 2019, a atividade complementar já promoveu a realização de duas visitas a escritórios de Vitória, e já estão programadas visitas no dia 23 de abril, ao escritório BRUM & ADVOGADOS. E nos dias 15 a 17 de maio, os alunos viajam até São Paulo, para conhecer os escritórios MACHADO & MEYER e TOZZINI FREIRE.

“A atividade tem sido muito proveitosa, superando as minhas expectativas que já eram positivas. Estamos tendo a oportunidade de conversar com grandes profissionais de cada um dos nichos mais relevantes da advocacia aqui no Espírito Santo, o que amplia o nosso olhar sobre o que é e como funciona a advocacia e as possibilidades de futuro dentro da profissão, bem como entender qual o caminho trilhado pelos profissionais para chegar até o ponto alto de suas carreiras, entendendo as dificuldades e quais os fatores que os impulsionaram em direção ao sucesso. Os próximos passos da atividade tendem ainda a nos surpreender”, disse o aluno Paulo Henrique Akisaki, do 7º período.

Uma das visitas já realizadas foi ao escritório de Frederico Martins de Figueiredo de Paiva Britto, procurador do Município de Vitória e gerente jurídico da FINDES. O encontro teve como objetivo entender como o advogado público concilia a sua atividade com a advocacia privada. Na visita, os alunos da FDV ainda conheceram o jurídico da FINDES e entenderam o funcionamento da federação e do sistema S (Sesi e Senais).

“Tivemos a chance de conhecer as possibilidades da advocacia pública conjugada com a advocacia privada, e o quão proveitoso pode ser essa interação. Nos foi passado pelo profissional que o exercício da advocacia privada mantém o profissional da advocacia pública sempre atualizado frente às novas tendências de mercado, o que possibilita por outro lado uma contínua prestação de serviço na função de advogado público em alto nível servindo aos interesses da instituição pública em que trabalha”, disse o aluno Paulo Henrique.

Outra visita já realizada foi ao escritório CCDM | Carneiro, Côgo & Dalcamin Advocacia, onde os alunos foram recebidos pelo Dr. Danilo de Araújo Carneiro, advogado sócio. 15 alunos participaram da visita ao escritório especializado em direito empresarial, CCDM.

“Com mais de 20 anos de experiência, Dr. Danilo falou para os alunos sobre as competências esperadas de um advogado, a necessidade de preparação técnica e de trabalho exaustivo em busca dos resultados ao cliente. Também foi dito que a advocacia de hoje não é mesmo de 20 anos atrás e que há movimento de fusões de escritórios para divisão de espaços complementação de áreas de atuação”, disse o professor.

“A atividade Dia de Advogado é muito engrandecedora e nos possibilita uma visão muito diferente da advocacia, já que podemos vivenciar tudo na prática, indo até aos escritórios de advocacia, vendo suas organizações e como os advogados trabalham. Falando por mim, participar dessa atividade é de grande importância, pois estou no 7º período e ainda não sei o que eu quero fazer no futuro… indo até aos escritórios e conhecendo a advocacia de tão perto faz com que a decisão seja bem construída, possibilitando entender essa carreira de uma forma tão enriquecedora”, disse a aluna Maria Rezende Prado, do 7º período.

Sobre a atividade

Coordenada pelo professor Luiz Gustavo Tardin, a atividade visa reunir um grupo alunos, dividi-los em 10 (dez) grupos com cada e realizar visitações em escritórios de advocacia de egressos da FDV, bem como em escritórios com perfis diferenciados como do interior do estado, boutiques jurídicas e grandes bancas.

Nessas visitas, os alunos são recebidos pelos advogados líderes do escritório, muitos deles egressos da FDV, bem estabelecidos no mercado da advocacia, que podem, com facilidade, servir de exemplos aos alunos da graduação. Nessas experiências os alunos têm oportunidades de formular perguntas sobre o mercado da advocacia, as dificuldades e as estratégias do início da carreira, a forma de organização do escritório.

 

 

 

X