Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Alunos do 6º período da FDV participam de Sessão Jurídica via método de “Grupos de Oposição”

4 dez 2018 | Graduação | 0 Comentários

Com o objetivo de analisar um caso concreto patrocinado pela Defensoria Pública, o Núcleo de Prática Jurídica da FDV, realizou no dia 29 de novembro de 2018, mais uma Sessão Jurídica, via método de “Grupos de Oposição”. O tema abordou um caso alusivo ao superendividamento do consumidor gerado pela violação aos direitos à informação e à transparência nos contratos bancários.

A atividade, desenvolvida nas disciplinas de Prática Jurídica Real e Prática Jurídica Simulada I recebeu como convidados:

DIEGO PIMENTA MORAES (ADVOGADO)

ROCHESTER OLIVEIRA ARAUJO (DEFENSOR PÚBLICO)

ZILMAR JOSÉ DA SILVA JUNIOR (ADVOGADO NPJ)

FLAVIANA ROPKE DA SILVA (ADVOGADA NPJ)

VITOR BURGO (PROFESSOR FDV)

Os grupos foram desafiados, no momento de suas explanações, a realizarem pesquisas acerca de teses relacionadas à defesa do consumidor ou do banco, exercendo o poder de raciocínio rápido e de concatenação de seus argumentos. 

Após a exposição dos grupos, os convidados apresentaram seus entendimentos, complementando e enriquecendo o aprendizado, bem como ressaltando a importância da atividade para a formação acadêmica e futura vivência profissional dos alunos.

As sessões jurídicas realizadas pelo NPJ da FDV fazem parte do Projeto Teoria Prática, que visa propor estratégias de ensino em que o aluno seja o centro do processo e trabalhar experiências que busquem o saber através de outras competências necessárias para o mercado de trabalho, tais como a criatividade e a argumentação. O projeto proporciona ao aluno a busca pelo conhecimento que não seja apenas fomentado pela teoria, mas com atividades que retroalimentam a teoria e a prática.

X