Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Alunos do 5º período simulam julgamento do Tribunal do Júri e vivenciam prática da matéria teórica discutida em sala

15 maio 2018 | Graduação | 0 Comentários

Quais são as funções de um Promotor de Justiça e de um advogado em uma sessão de julgamento no Tribunal do Júri? Alunos do 5º período da FDV tiveram a oportunidade de desempenhar esses papeis em uma atividade denominada “Crime contra a vida em debate”, promovida pelo professor Felipe Schwan, na disciplina de Direito Penal II.

De acordo com o professor, a atividade, desenvolvida em duas partes, proporcionou não apenas a argumentação escrita, mas especialmente a oratória, por meio da propositura de soluções para casos concretos envolvendo crimes dolosos contra a vida.

“A atividade proporcionou a vivência prática da matéria teórica discutida em sala. Muitos alunos que se mostram tímidos em sala de aula acabam surpreendendo com a desenvoltura demonstrada durante a atividade que, além de despertar nos alunos maior interesse pela disciplina, também oportunizou o conhecimento sobre as funções do Promotor de Justiça e do advogado na sessão de julgamento do Tribunal do Júri”, disse o professor.

Essa atividade integra o Projeto Teoria Prática da FDV, que visa propor estratégias de ensino em que o aluno seja o centro do processo e trabalhar experiências que busquem o saber através de outras competências necessárias para o mercado de trabalho, tais como a criatividade e a argumentação. O projeto proporciona ao aluno a busca pelo conhecimento que não seja apenas fomentado pela teoria, mas com atividades que retroalimentam a teoria e a prática.

X