Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Alunos do 3º período da FDV visitam a Vale em atividade de trabalho colaborativo de projeto de pesquisa

9 out 2018 | Graduação | 0 Comentários

Salo de Carvalho opina que não temos pesquisa jurídica no Brasil. O que temos é revisão bibliográfica” e também dispara: “os pesquisadores do direito têm vertigem em relação à realidade…”. Os alunos do 3º período noturno da FDV contrariam a opinião do criminólogo, e se inserem no processo de pesquisa no contato direto com a realidade, em atividade de Metodologia de Pesquisa coordenada pelo professor Elias Mugrábi.

A atividade de redação do Projeto Colaborativo, desenvolvida na disciplina, enseja aos estudantes o contato com o campo a fim de coletar informações que permitem melhor compreensão do objeto de pesquisa. Essa foi a experiência feita em visita à Vale pela turma do 3º período, neste mês de setembro.

Com foco no Direito Ambiental e Minerário, os alunos, em campo, discutiram com o próprio gerente do jurídico da empresa a logística da produção e a gestão ambiental da mineradora.

Na opinião da aluna Bárbara Breciani, a atividade “proporcionou grande aprendizado em pesquisa. E a incursão pela Vale, no complexo de Tubarão, foi fundamental aos alunos do 3ºFN, porque nessa etapa do curso grande parte da turma está iniciando na pesquisa acadêmica e já pôde conhecer mais de perto o Direito Ambiental e Minerário, na prática”.

O professor da turma, Elias Mugrábi, informa que a atividade se insere no Projeto Teoria-Prática da FDV e tem como objetivo de aprendizagem habilitar os estudantes à redação de projetos de pesquisa, adotando-se a estratégia do trabalho colaborativo. “A próxima atividade será em Direito Penal como foco em execução penal diferenciada, com uma visita a uma unidade prisional em Minas Gerais”, acrescenta.

 

X