Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Alunos do 3º período da FDV realizam visita ao Centro de Reintegração Social em Manhuaçu, Minas Gerais

9 out 2018 | Graduação | 0 Comentários

“Todas as disciplinas contemplarão atividades que promovam a articulação teoria-prática”, é o que orienta o Projeto Teoria-Prática da FDV para formação fundamental e profissional de seus acadêmicos. Dessa diretriz decorre a atividade em Metodologia da Pesquisa denominada Trabalho Colaborativo em redação de projeto de pesquisa, desenvolvida pelo professor Elias Mugrábi, com alunos do 3º período noturno.

A operacionalização da atividade se desenvolveu, em unidade didática, com vários movimentos que se inicia com a leitura de referências relacionadas ao sistema penal, encontro com especialistas da área, e termina com a incursão em campo ao Centro de Reintegração Social da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), em Manhuaçu, Minas Gerais, para posterior redação colaborativa de projeto.

Na etapa de incursão em campo, os alunos tiveram contato direto com uma experiência alternativa em execução penal no chamado Método APAC. A turma teve uma oportunidade ímpar de conversar com apenados, conhecer in loco a metodologia com os profissionais e observar a arquitetura prisional para a aplicação dessa execução alternativa.

“Os acadêmicos se envolvem prazerosamente nessas estratégias de ensino e descobrem sua capacidade de trabalhar em equipe, uma das habilidades resultantes da formação na FDV”, pondera o professor da turma, Elias Mugrábi.

Jessica Schimith, aluna da turma, resume sua avaliação sobre a atividade: “a visita ao Centro de Reintegração Social da APAC foi relevante para a análise e compreensão da teoria e prática em Direito penal e ensejou conhecer o método alternativo de execução penal da APAC”.

 

 

X