Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

Alunos do 10º período da FDV participam de Sessão Simulada da disciplina de Prática Trabalhista no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho do ES

4 dez 2018 | Graduação | 0 Comentários

Cerca de 100 alunos do 10º período da FDV participaram, recentemente, de uma Sessão Simulada da disciplina de Prática Trabalhista no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho – TRT/ES, proposta pelos professores Eduardo Perini e Luana Alburquerque. Na atividade de Teoria Prática os alunos realizaram a sustentação oral de casos reais e polêmicos, e tiveram a oportunidade de vivência profissional que ocuparão em breve.

Os alunos foram recebidos pela desembargadora Ana Paula Tauceda Branco, que já foi professora da FDV e atua como convidada na Especialização. Ela deu uma aula sobre o Tribunal, a Justiça do Trabalho e o papel do advogado no processo trabalhista.

“Nós esperamos um advogado da Tribuna que saiba, cirurgicamente, qual é o ponto nodal que os desembargadores precisam estar atentos. Essa estrutura pública está sendo colocada à disposição de vocês porque nós sabemos da importância de aproximar a academia à justiça. Vocês são os profissionais que a gente vai receber amanhã e eu espero ter muita felicidade de vê-los aqui e recebê-los com todo o orgulho do mundo, doutores”, disse a desembargadora Ana Paula Tauceda.

Quatro histórias inspiradas em casos reais ou polêmicos compuseram as sustentações orais dos alunos: um acidente de trabalho, um assédio sexual, um motorista de aplicativo e um professor acusado de vender provas.

Vestidos de toga, os futuros profissionais tiveram 10 minutos para argumentarem diante dos magistrados Luís Cláudio Branco (atuando como presidente da Turma), Lucy Lago e Rosaly Stange e o procurador do trabalho Levi Scatolin.

Essa foi a segunda fase de um trabalho desenvolvido pelos professores e alunos desde agosto.

Na primeira fase, os grupos de estudantes redigiram petições iniciais e defesas. Depois participaram de audiências simuladas que contaram com a participação de diversos magistrados do TRT-ES (Marcello Mancilha, Fausto Gaia, Ândrea Zani, Fábio Bonisson, Lucy Lago, Rosaly Stange, entre outros). Os alunos também escreveram sentenças, recursos, votos e relatórios.

A aluna Júlia Tessarolo achou a atividade muito interessante. “A gente ganha uma boa experiência com isso. Antes de falar, eu estava extremamente nervosa, mas depois que você está, ali, diante dos desembargadores, se acalma e vê que não é esse bicho de sete cabeças”.

 

X