Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

40ª edição do Café, Direito e Literatura da FDV será no dia 12 de junho sobre a obra do autor russo Lev Tolstói, “Sonata a Kreutzer”

13 maio 2019Extensão, Graduação0 Comentários

O próximo Café, Direito e Literatura da FDV, em sua 40ª edição, será sobre a obra do autor russo Lev Tolstói, “Sonata a Kreutzer”. O encontro será realizado no dia 12 de junho de 2019, a partir das 15h30, na Academia Espírito Santense de Letras, no Centro de Vitória.

O requisito para participar é fazer a leitura do livro que trata-se de uma obra clássica da literatura mundial. De acordo com o professor e coordenador do projeto, Nelson Camatta, neste livro é possível encontrar como pano de fundo as angústias da relação conjugal e como fato marcante uma triste realidade que assola historicamente as diferentes sociedades: o feminicídio.

“Assim, diante da lamentável colocação ocupada pelo nosso Estado no cenário nacional e do Brasil, no mundial, do ranking da violência contra a mulher, a escolha de “Sonata a Kreutzer” se dá num necessário contexto que exige um debate que envolva o direito penal, o direito de família, o direito constitucional, a filosofia, a sociologia, a psicologia e a psicanálise. Além disso, a escolha de Tolstói também se deve pelo diálogo entre a Atividade de Extensão Café, Direito e Literatura e o Grupo de Estudos Direito e Psicanálise que também vem tratando deste tema”, disse o professor.

CLIQUE AQUI para fazer sua inscrição gratuita. Vagas limitadas: 20 vagas.

Saiba mais sobre o Projeto:

O projeto “Café, Direito & Literatura” pretende aprofundar as interfaces existentes entre o Direito e a Literatura, a partir da análise de obras literárias, possibilitando a abertura de um novo campo para a realização de estudos e pesquisas jurídicas, e difundir, mediante o diálogo entre as comunidades acadêmicas do Direito e da Literatura, a reflexão acerca da capacidade da narrativa literária de auxiliar os juristas na árdua tarefa de compreender/interpretar/aplicar o direito, relacionado ficção e a realidade social e jurídica.

A atividade que já se encontra em desenvolvimento na FDV desde o ano de 2008, conta com a participação de professores do curso de Direito da FDV, além de outros convidados para compor um círculo que já vem contando, especialmente, com a presença maciça de alunos de Cursos de Direito e da sociedade em geral.

 

X