Escolha uma Página

Notícias e Eventos

Faculdade de Direito de Vitória

33º Encontro Café, Direito e Literatura debaterá obra Os afogados e os sobreviventes

11 ago 2017 | Graduação | 0 Comentários

O 33º Encontro Café, Direito e Literatura da FDV será realizado no dia 22 de setembro de 2017, às 15 horas, no Terra Nova Café, em Vitória, e fará reflexões da obra: “Os afogados e os sobreviventes: Os delitos, os castigos, as penas, as impunidades”, do autor Primo Levi.

O requisito para participar do encontro, é realizar a leitura da obra, em que Primo Levi, vítima do nazismo e ex-prisioneiro de Auschwitz, faz, com sua literatura de testemunho, um verdadeiro libelo contra o Holocausto e todas as suas terríveis consequências aos direitos humanos.

De acordo com o professor Nelson Camatta Moreira, organizador do evento e idealizador do projeto, “trata-se de um verdadeiro registro de memória contra todos os horrores do passado e um alerta para os riscos que sempre corremos diante de constantes ameaças totalitárias e diante de diversas violações de direitos humanos. Como adverte o autor italiano: poucos países podem dizer-se imunes em relação a uma futura onda de violência, gerada pela intolerância, pela vontade de poder, por razões econômicas, por fanatismos religiosos ou políticos, por atritos raciais. É preciso, pois, despertar nossos sentidos, desconfiar dos profetas, dos ilusionistas, daqueles que dizem e escrevem ‘belas palavras’ não apoiadas por boas razões”.

O objetivo do 33º encontro é discutir o significado e as consequências perniciosas do nazismo e de todos os discursos de ódio do passado e do presente que negam a igualdade, pregam a intolerância, o ódio, o racismo e todas as formas de violação da dignidade humana.

Para a participação no encontro, alunos da FDV, egressos e público externo podem se inscrever através dos links abaixo. As vagas são limitadas.

Alunos da FDV – 25 vagas – CLIQUE AQUI 

Egressos e Público externo – 20 vagas – CLIQUE AQUI 

O evento tem o apoio do Grupo de Pesquisa CNPq-FDV “Teoria Crítica do Constitucionalismo” e da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória.

Saiba mais sobre o Projeto:

Coordenado pelo professor Nelson Camatta Moreira, o projeto “Café, Direito & Literatura” pretende aprofundar as interfaces existentes entre o Direito e a Literatura, a partir da análise de obras literárias, possibilitando a abertura de um novo campo para a realização de estudos e pesquisas jurídicas, e difundir, mediante o diálogo entre as comunidades acadêmicas do Direito e da Literatura, a reflexão acerca da capacidade da narrativa literária de auxiliar os juristas na árdua tarefa de compreender/interpretar/aplicar o direito, relacionado ficção e a realidade social e jurídica.

A atividade que já se encontra em desenvolvimento na FDV desde o ano de 2008, conta com a participação de professores do curso de Direito da FDV, além de outros convidados para compor um círculo que já vem contando, especialmente, com a presença maciça de alunos de Cursos de Direito e da sociedade em geral.

 

X